-
Arquitetos: Ulli Heckmann
- Área: 100 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yuta Sawamura
-
Fabricantes: FLOS, Franke, Gaggenau, HAY, Herzbach, Hotbath, Hudson Reed, Kaldewei, Villeroy & Boch , Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está situado em Delfshaven, região Oeste de Roterdã. Ele faz parte de um prédio de aproximadamente 200 metros, construído em 1935, localizado em um dique no rio Schie. O apartamento compreende o térreo e um porão unilateral que se abre para a água.
O apartamento de 100 metros quadrados passou por uma reforma nos anos 80, perdendo, infelizmente, todo o seu antigo charme e elementos decorativos dos anos 30, os quais alguns apartamentos vizinhos ainda conservam. No entanto, nenhuma medida foi tomada para melhorar o isolamento acústico e térmico para os andares superiores e o porão.
Após a cura do apartamento e a remoção de todos os elementos interiores, exceto a escada e o banheiro, reorganizamos completamente o espaço. A cozinha, sala de jantar e sala de estar, que antes estavam no andar superior, foram movidas para o térreo para proporcionar acesso direto ao jardim e à água. Isso implicava em posicionar os quartos e o banheiro ao nível da rua e aumentar a isolamento acústico para o vizinho do andar superior.
A maioria dos espaços possui uma função dupla e, mesmo que o andar inferior tenha um layout completamente aberto, unindo a sala de estar, área de jantar e cozinha, ainda há espaço para privacidade, se necessário. Os armários de cozinha altos servem como divisórias, separando o espaço principal de uma área destinada, por exemplo, à leitura de um livro, ao convite de amigos para passar a noite ou simplesmente para secar a roupa sem precisar colocá-la no meio da sala de estar.
O andar de cima foi planejado com um layout mais reservado. No entanto, ao aumentar ligeiramente o tamanho do quarto principal, ele pode se transformar em uma segunda sala de estar mais íntima, oferecendo espaço para praticar yoga, ler um livro no amplo banco da janela ou desfrutar de um banho na banheira. Além disso, deixar a porta do teto ao chão aberta durante o verão faz com que o andar de cima se assemelhe novamente a um layout de plano aberto. Apenas o closet e o banheiro permanecem escondidos atrás de portas semelhantes a armários.
A maioria dos móveis é construída com compensado ou MDF, que foram tratados para terem uma aparência mais distinta. Os armários do andar de cima no corredor foram tingidos com uma mistura de cinza antes de receberem um acabamento de cera dura. Para as paredes, optamos por usar reboco de cal - sem tratamento para o andar de baixo e com pigmentos verdes para o quarto.